quarta-feira, outubro 14, 2009


Funarte divulga lista de contemplados com a Bolsa de Criação Literária

(
Da série Clipando. Publicado no site da Funarte em 9 de outubro de 2009)






A Fundação Nacional de Artes (Funarte) divulgou a lista dos 10 autores contemplados com a Bolsa de Criação Literária. Cada um deles receberá prêmio no valor de R$ 30 mil. Por meio desta iniciativa, a Fundação impulsiona a produção de textos literários inéditos, oferecendo a escritores de todo o país condições materiais para que possam desenvolver seus trabalhos.





Nesta terceira edição do programa, foram recebidos 1.046 projetos. A análise do material coube a uma comissão externa, composta por cinco membros de notório saber na área literária: Ângela Dionísio Paiva, Márcio Araújo de Melo, Regina Lúcia Péret Dell'Isola, Álvaro Costa e Silva Filho e Elga Ivone Perez Laborde Leite. Durante o processo seletivo, foram julgadas a originalidade do projeto, a qualidade da proposta e a metodologia do trabalho.





Em breve será anunciada uma relação de contemplados suplentes, beneficiados por um aporte extra de recursos que o Ministério da Cultura destinará à Fundação.


NOVOS RECURSOS - Em 19 de agosto, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, anunciou uma suplementação orçamentária de R$ 18,4 milhões para a Funarte. Com o novo aporte, os investimentos na Bolsa de Criação Literária subirão de R$ 346 mil para R$ 646 mil. Dessa forma, mais 10 autores brasileiros poderão ser selecionados, como suplentes, para receber a bolsa.

........

Então...ganhei um edital da Funarte.

Faz bem para a auto-estima conquistar um prêmio desses. Principalmente para mim, que estava precisando receber uma boa notícia neste segundo semestre de 2009.

Ganhar um prêmio, independente de qual fosse o valor, era uma das minhas metas para este ano. Depois de algumas participações sem êxito em festivais de música, concursos de poesia e de provimento de vagas (em busca de um salário maior), a bolsa da Funarte reergue meu orgulho índio e me estimula a continuar escrevendo micronarrativas (ou microcontos, outro nome que se dá à mesma levada literária que apresentei como proposta ao pessoal de Brasília).

Ser premiado também revalida minha decisão de abandonar o cargo de professor em uma faculdade particular para investir na redação de projetos e textos literários. Quando falava para meus amigos ser esse o principal motivo, ninguém me levava a sério, apesar de todos concordarem qualquer coisa ser melhor do que encarar muito trabalho, alunos inapetentes e remuneração abaixo de nosso anseio.

MOMENTO ENTREGA DO OSCAR

Como nunca fui de assumir sozinho os créditos de ações conjuntas, aproveito para destacar e agradecer o apoio da turma do Coletivo Arteliteratura Caimbé, responsável por dar um brilho bacana na idéia original. Valeu Zanny, Luiz e Tana pelas contribuições ao texto do projeto. Com certeza influenciaram positivamente os jurados. Vamos agora em busca de novos prêmios para o Coletivo Caimbé.


Valorizar quem ajuda e inspira é necessário. Afinal, como disse um profeta carioca, gentileza gera gentileza. Nessa batida, muchas gracias ao ator Marcelo Perez, da Cia. do Lavrado, por ter me emprestado para leitura o seu projeto premiado no ano passado com a bolsa Funarte de Dramaturgia.

Em 2008, quando assessorava a Federação de Teatro de Roraima, fiz a matéria falando da premiação e brinquei com o Marcelo dizendo que ia participar de algum edital neste ano para ganhar a mesma grana que ele. Na mesma hora o cara me estimulou a participar, fazendo elogios e tal aos meus textos neste blog e lembrando que para ser premiado é preciso jogar. Afinal, nunca se ouviu falar de ganhador da loteria que nunca jogou.



A lista de pessoas poderia se estender mais, mas vou reduzir para duas pessoas: Avery Veríssimo, que há alguns anos me apresentou a por enquanto criogenizada revista de Micronarrativas Minguante (AQUI tem matéria falando disso), e Luis Ene, editor da supracitada publicação e também o sujeito que aceitou publicar e prefaciou meu e-book Roraima Blues. Esses dois, o primeiro ao mandar o link e o segundo ao aceitar meus trabalhos, com certeza tem peso no caminho que me levou a concorrer no prêmio da Funarte.






Bom, dito tudo isso, dá licença que vou começar a escrever minhas micronarrativas para cumprir com os prazos da turma da Funarte. Inté a próxima postagem.

Nenhum comentário: